BRASIL100COR

“La Mariana”

Descrição do projeto:

 ”La Mariana” nas palavras de sua mais forte idealizadora Gabriela L. Ferreira ( ex-presidente do Conselho de Moda de Minas Gerais, do qual tivemos orgulho em fazermos parte).
“Este projeto foi um convite da Secretaria de Cultura de Mariana para que desenvolvêssemos um trabalho que ajudasse e incentivasse as artesãs feridas, com o problema do estouro da barragem de Brumadinho ( começamos pouco tempo depois do ocorrido) para que deste modo não deixassem de produzir os seus lindos trabalhos de produção artesanal, que caíram muito com o descrédito, abatimento e com a má informação de que Mariana estava fechada para o comércio, pois pensavam que a cidade estava toda coberta de lama.
Começamos a convidar e a trabalhar com as mulheres ali no Centro de Cultura, que você se lembra bem (referindo-se a mim – Gerson Rubim) que é um lugar lindo e localizado no Centro Histórico ao lado da Sé. As mulheres vieram com muita boa vontade e principalmente a senhora Raimunda dos Anjos, que foi uma grande incentivadora do grupo junto com a senhora Marlene Fonseca. Estiveram sempre presentes nos nossos encontros que ocorriam as sextas-feiras. Trabalhamos de “cara” intensamente naquele primeiro ano, juntamente com o grupo da Associação Comercial.
Fizemos vários registros fotográficos e tivemos também alguns laboratórios de sons.
As peças foram produzidas exatamente com este nome “La Mariana;  A Mariana” fazendo referência a grande Maria Ana ( Rainha Maria Ana de Áustria)  em “empoderando”  através deste codinome a todas as mulheres Marianas locais. Cada uma das artesãs, representando a elas mesmas na forma e na materialização com que cada uma tinha a expertise de desenvolver.
Tivemos algumas apresentações como por exemplo a do evento na calçada da loja Patrícia de Deus, naquele dia lindo em que estávamos reunidos e produzimos aquelas belas fotos(estas acima), tivemos, posteriormente o desfile aberto ao público na praça central de Mariana, onde as próprias artesãs desfilaram vestindo o que produziram.  
Depois o projeto continuou, sem nossa intervenção.
Hoje em dia a loja deste projeto vem sendo mantida pelas artesãs. O nosso papel foi dar o “start”.
Realmente este foi/é um projeto vencedor e que nos trouxe/traz muitas alegrias e recompensas em termos de pós-resultados.  

Gabriela L. Ferreira,   Luciene De Paolis e Gerson Rubim (representando o BRASIL100Cor).

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais Posts

Nos Envie uma mensagem